
A Associação dos Clubes de Futebol Americano do Brasil surgiu em 2017, com o objetivo de ser a pessoa jurídica responsável pela organização do campeonato brasileiro de futebol americano. Surgiu então a BFA, liga organizada pela associação dos clubes.
Desde o princípio a ideia era trazer mais equipes para dentro da associação, para que os processos de debate e tomada de decisão fossem participativos de maneira formal. Esta formalização do processo é necessária, mesmo que o processo em si já aconteça de maneira participativa, como é o debate do regulamento todos os anos.
Nesse ano de 2020 conseguimos dar esse passo adiante. Ajustamos o estatuto da associação para ficar adequado à legislação vigente e aprovamos nosso primeiro projeto de lei de incentivo, o que é assunto para outro momento.
Com esta documentação ajustada, demos início ao processo de associação das equipes. Primeiro algumas equipes que já participam destas decisões mais ativamente e que sabemos que possuem a documentação necessária. Em seguida, todas as equipes que desejarem se associar e que possuírem a documentação necessária.
Cada etapa deste processo será explicada pelo Lucas Rossetti e pelo Bruno Gouvêa. Eles também vão explicar o funcionamento dos comitês que serão criados para debate e decisões sobre assuntos específicos, como regulamento, saúde, financeiro, entre outros.
Os comitês serão formados por pessoas indicadas pelas equipes associadas e que tenham comprovada formação nas respectivas áreas de atuação. O comitê de saúde será formado por profissionais da área de saúde, por exemplo. Com isso, teremos pessoas capacitadas envolvidas nos debates e nas decisões tomadas.
Acreditamos que com o processo de associação das equipes e com a formação dos comitês, os times passam a participar mais ativamente da realização do campeonato, assim como do desenvolvimento da modalidade no Brasil.
Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2020,
Marcelo Bruno
Presidente da ACFA