ACFA: Atualizações sobre a Associação de Clubes


A Associação dos Clubes de Futebol Americano do Brasil surgiu em 2017, com o objetivo de ser a pessoa jurídica responsável pela organização do campeonato brasileiro de futebol americano. Surgiu então a BFA, liga organizada pela associação dos clubes.


Desde o princípio a ideia era trazer mais equipes para dentro da associação, para que os processos de debate e tomada de decisão fossem participativos de maneira formal. Esta formalização do processo é necessária, mesmo que o processo em si já aconteça de maneira participativa, como é o debate do regulamento todos os anos.


Nesse ano de 2020 conseguimos dar esse passo adiante. Ajustamos o estatuto da associação para ficar adequado à legislação vigente e aprovamos nosso primeiro projeto de lei de incentivo, o que é assunto para outro momento.


Com esta documentação ajustada, demos início ao processo de associação das equipes. Primeiro algumas equipes que já participam destas decisões mais ativamente e que sabemos que possuem a documentação necessária. Em seguida, todas as equipes que desejarem se associar e que possuírem a documentação necessária.


Cada etapa deste processo será explicada pelo Lucas Rossetti e pelo Bruno Gouvêa. Eles também vão explicar o funcionamento dos comitês que serão criados para debate e decisões sobre assuntos específicos, como regulamento, saúde, financeiro, entre outros.


Os comitês serão formados por pessoas indicadas pelas equipes associadas e que tenham comprovada formação nas respectivas áreas de atuação. O comitê de saúde será formado por profissionais da área de saúde, por exemplo. Com isso, teremos pessoas capacitadas envolvidas nos debates e nas decisões tomadas.


Acreditamos que com o processo de associação das equipes e com a formação dos comitês, os times passam a participar mais ativamente da realização do campeonato, assim como do desenvolvimento da modalidade no Brasil.


Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2020,


Marcelo Bruno

Presidente da ACFA

6 visualizações

© 2020 por Liga BFA

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon