BFA 2022: Entenda o formato de disputa da temporada regular e playoffs

Atualizado: 15 de mar.


Em 2022, os playoffs da Liga BFA terão um novo formato em relação às edições anteriores. Foto: Junior Martins


A Liga BFA está confirmada para 2022, após dois anos de paralisação por conta da Covid-19. Neste ano, o torneio contará com grande mudanças em relação à última edição, realizada em 2019.


A principal delas é que agora não haverá mais divisões de acesso ou elite. Todos os times participantes passam a ter as mesmas chances de chegar ao Brasil Bowl.


Assim como nas edições anteriores, o torneio terá cinco conferências regionalizadas, além da edição feminina da competição. As prioridades de mando de campo para a decisão é a seguinte entre os homens: Nordeste > Sul > Centro-Oeste ou Norte > Sudeste.


LEIA TAMBÉM:

> Confira o anúncio oficial e todos os detalhes da BFA 2022


CONFERÊNCIA NORDESTE:

A Conferência Nordeste contará com a participação de 16 equipes. Elas serão divididas em três grupos, de acordo com a força de tabela. O Grupo A terá os quatro times que foram aos playoffs em 2019. O Grupos B os outros quatro times que não foram aos playoffs naquele ano, mais dois times da antiga divisão de acesso. Já o Grupo C terá as equipes novatas e as antigas equipes que já estavam na competição.


> Tabela da Conferência Nordeste 2022


Serão quatro jogos de temporada regular. Cada equipe jogará duas vezes em casa e duas fora. Os dois melhores colocados do Grupo A avançam direto para as semifinais. No Wild Card, os primeiros colocados dos Grupos B e C se enfrentam, definindo um semifinalista.


A outra vaga virá do duelo entre o terceiro colocado do Grupo A contra o segundo colocado do Grupo B. As prioridades do mando de campo são dos times com melhor campanha na temporada regular.


O campeão da Conferência Nordeste enfrentará nos playoffs nacionais o campeão da Conferência Sudeste, no Sudeste.


O João Pessoa Espectros é o atual campeão da Conferência Nordeste da BFA.


CONFERÊNCIA SUL:

A Conferência Sul contará com a participação de 11 equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão quatro jogos de temporada regular. Cada equipe jogará duas vezes em casa e duas fora.


> Tabela da Conferência Sul 2022


Os dois melhores colocados avançam direto para as semifinais. Os quatro seguintes farão um Wild Card, onde o terceiro enfrenta sexto, enquanto o quarto enfrenta o quinto. As prioridades do mando de campo são dos times com melhor campanha na temporada regular.


O campeão da Conferência Sul enfrentará nos playoffs nacionais o vencedor da partida de Wild Card, que será realizada entre os campeões das conferências Centro-Oeste e Norte. Independente de quem passe, o campeão do Sul viajará para jogar em alguma destas duas regiões para o duelo da semifinal nacional.


O Timbó Rex é o atual campeão da Conferência Sul da BFA.


CONFERÊNCIA SUDESTE:

A Conferência Sudeste contará com a participação de seis equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão quatro jogos de temporada regular. Neste ano, acontecerão partidas de interconferência contra times do Centro-Oeste. Será uma nova experiência proposta pela Liga, com o intuito de promover confrontos inéditos. A ideia é repetir isso nas próximas edições, mas envolvendo outras regiões.


> Tabela da Conferência Sudeste 2022


Estes duelos não irão interferir nas conferências. Se, por exemplo, uma equipe do Rio de Janeiro (Sudeste) vencer uma do Mato-Grosso (Centro-oeste); O triunfo será considerado apenas na sua conferência de origem, neste caso, o Sudeste, enquanto a derrota será creditada à equipe do Centro-Oeste na sua conferência.


As quatro equipes de melhor campanha avançam para as semifinais, não interferindo na outra conferência. O primeiro enfrenta o quarto colocado, enquanto o segundo enfrenta o terceiro. As prioridades do mando de campo são do líder e vice-líder.


O campeão da Conferência Sudeste enfrentará nos playoffs nacionais o campeão da Conferência Nordeste, no Sudeste.


O Galo é o atual campeão da Conferência Sudeste da BFA.


CONFERÊNCIA CENTRO-OESTE:

A Conferência Centro-oeste contará com a participação de três equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão quatro jogos de temporada regular. Como citado acima, haverá partidas de interconferência contra times do Sudeste.


> Tabela da Conferência Centro-Oeste 2022


As duas equipes com melhor campanha avançam direto para a grande decisão regional. O líder tem a prioridade do mando de campo.


O campeão da Conferência Centro-Oeste fará uma partida de Wild Card contra o campeão da Conferência Norte, no Centro-Oeste. O vencedor deste duelo receberá em casa o campeão da Conferência Sul nas semifinais nacionais.


O Tubarões do Cerrado é o atual campeão da Conferência Centro-Oeste da BFA.


CONFERÊNCIA NORTE:

A Conferência Norte contará com a participação de quatro equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão três jogos de temporada regular.


> Tabela da Conferência Norte 2022


As duas equipes com melhor campanha avançam direto para a grande decisão regional. O líder tem a prioridade do mando de campo.


O campeão da Conferência Norte fará uma partida de Wild Card contra o campeão da Conferência Centro-Oeste, no Centro-Oeste. O vencedor deste duelo receberá em casa o campeão da Conferência Sul nas semifinais nacionais.


O Manaus é o atual campeão da Conferência Norte da BFA.


BFA FEMININA:

A BFA Feminina contará com a participação de quatro equipes. Elas ficarão em um grupo único. Serão dois jogos de temporada regular.


As duas equipes com melhor campanha avançam direto para a grande decisão regional. O líder tem a prioridade do mando de campo.


O Curitiba Silverhawks é o atual campeão da BFA Feminina.


RESUMO DOS PLAYOFFS NACIONAIS:

Wild Card: Centro-Oeste x Norte

Semifinal1 : Sudeste x Nordeste

Semifinal 2: Centro Oeste ou Norte x Sul


RESUMO DOS PLAYOFFS REGIONAIS:

Classificados do Nordeste: 6 times (wild card, semifinal e final)

Classificados do Sul: 6 times (wild card, semifinal e final)

Classificados do Sudeste: 4 times (semifinal e final)

Classificados do Norte: 2 times (final direta)

Classificados do Centro-Oeste: 2 times (final direta)

Classificados da BFA Feminina: 2 times (final direta)

1.645 visualizações0 comentário