
Na tarde desta terça-feira (25), membros da Liga BFA participaram de um treinamento ministrado por integrantes da gestão do NBB. O encontro aconteceu por meio de plataforma online e serviu para que tanto NBB quanto BFA compartilhassem entre si suas estruturas organizacionais, bem como trocassem experiências.
A reunião, mediada por Guilherme Buso, diretor de comunicação na Liga Nacional de Basquete, foi dividida entre as apresentações de quatro departamentos do NBB: técnico-operacional, administrativo, marketing/comercial e comunicação. Representando a Liga BFA no encontro, estavam Marcelo Bruno, Lucas Rossetti, Bruno Gouvêa, Victor Silva, Rafael Cerqueira e Vinicius Nogueira.
Abrindo a tarde, Paulo Bassul, diretor técnico e operacional do NBB, falou sobre a organização esportiva da competição. Além de Bassul, apresentaram-se também Lilian Gonçalves, coordenadora de competições; Flávia Almeida, coordenadora de arbitrabgem; e Giovana Romano, coordenadora de projetos.
Logo após, o superintendente do NBB Sérgio Domenici falou sobre a parte administrativa da Liga. Em sua apresentação, Domenici tratou de questões financeiras, de governança e mencionou a importância de ter os clubes na tomada de decisões, sem deixar de lado o valor de uma gestão profissional.
No terceiro encontro da tarde, Álvaro Cotta, diretor comercial e marketing, e Felipe Joseph, coordenador de marketing, trouxeram um pouco das estratégias do NBB na busca por patrocínios. Vale lembrar que a Liga possui entre os seus patrocinadores empresas como Budweiser e Nike, além de uma forte parceria com a NBA.
Fechando a rodada de apresentações, o próprio Guilherme Buso, ao lado do gerente de comunicação e conteúdo do NBB Douglas Carraretto, discorreu sobre os desafios e conquistas da comunicação do NBB nos últimos 11 anos. É importante ressaltar que, hoje, o Novo Basquete Brasil possui contrato para a transmissão de todos os seus jogos em sete plataformas diferentes, apesar da interrupção da competição por conta da pandemia.
Lucas Rossetti, diretor esportivo da Liga BFA, considerou o treinamento "uma oportunidade incrível de aprender com a maior Liga esportiva do Brasil, uma tarde de grande aprendizado para a gestão da Liga BFA. A NBB sempre foi um exemplo de caminho a seguir. Agora, vamos traçar os caminhos e buscar cada vez mais o crescimento do Futebol Americano Brasileiro".
Redação: Rafael Cerqueira