bg10.png
COMO SURGIU A LIGA BFA
A Liga BFA começou a sua história em 2016, quando unificaram as competições de Torneio Touchdown e da Confederação Brasileira de Futebol Americano.
 
No ano seguinte, a BFA tinha seu ano de estreia com 30 equipes competindo, número que se manteve até 2018. Em 2019 a Liga BFA passa por uma grande transformação, sendo criados os campeonatos de Acesso (segunda divisão) e a Liga BFA feminina que contou com 8 Equipes de 4 Estados diferentes.
 
A Liga passa a contar com uma gestão profissionalizada, um marco na gestão do Futebol Americano no Brasil que até então era feita de forma voluntária.
Atualmente, a liga continua crescendo exponencialmente e desde 2017 tem a sua final, o Brasil Bowl, transmitido ao vivo na televisão, já passando por Esporte Interativo e BandSports e, hoje em dia, na ESPN.
ChiariniJr.png
Edição de 2017
(Foto: Chiarini Jr.)
ValquiriaSantos.png
Edição de 2018
(Foto: Valquiria Santos)
MayAbreu.png
Edição de 2019
(Foto: May Abreu)
May2.png
Edição de 2019
(Foto: May Abreu)
O ESPORTE

São de 1869 os primeiros relatos da prática do futebol americano no mundo. No entanto, o esporte evoluiu no decorrer dos anos e o que entendemos hoje da modalidade é uma fusão de dois esportes ingleses: o Rugby e o Futebol. 

Com o objetivo de criar uma maior proteção para os atletas, em 1905 foram estabelecidas algumas medidas de segurança que são vigentes até hoje, como a adição de 5 jardas para uma nova primeira descida e a chamada quarta descida.

A primeira liga da modalidade foi fundada em 1920 (American Professional Football Association) com o objetivo de aumentar a profissionalização do esporte. Após dois anos, a liga é renomeada para National Football Association, como é conhecida até os dias de hoje, e naquele momento a popularidade da modalidade foi crescendo de forma significativa, mesmo que as primeiras dez temporadas não tenham tido uma organização exemplar, era o começo de um novo passatempo mundial.

Atualmente, o esporte vem crescendo a cada ano no país, podendo ser observado pelos números de consumo da NFL. Segundo pesquisa, o Super Bowl gera interesse em 73% dos brasileiros, ou seja, a frase do Everaldo Marques de que somos o país do futebol americano um dia por ano é extremamente verdadeira. Além disso, somos o 3º maior mercado de FA do mundo, atrás apenas do México e dos EUA, mostrando o potencial do mercado em território nacional.

No Brasil o Futebol Americano começou nas praias do Rio de Janeiro e no parque do Ibirapuera em São Paulo, com a criação de algumas Equipes a modalidade foi se desenvolvendo em outros polos como Santa Catarina e Nordeste. 

No ano de 2009  aconteceu o primeiro campeonato brasileiro de Futebol Americano, o Rio de Janeiro Imperadores foi o campeão.